Não sabe precificar os seus produtos?Confira nesse artigo como fazer isso
Uma das maiores dificuldades do empreendedor é justamente
precificar produto corretamente. Se houver erros nessa etapa, poderá
prejudicar todo o faturamento de uma empresa no final do mês.
No artigo de hoje, irei explicar para vocês como poderão
precificar a mercadoria corretamente e fazer com que isso não prejudique nas
finanças da sua empresa.
Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura
desse artigo. Confira!
Porque
é tão importante precificar
produto corretamente?
Como já citamos anteriormente, não fazer a precificação
correta impacta diretamente no faturamento da sua empresa. Assim, poderá
diminuir consideravelmente quando for realizar o seu fechamento de mês.
Não a calcular a sua porcentagem de lucro corretamente é
um erro que aparentemente parece inofensivo, pois no papel pode ser visto que
você está lucrando de qualquer forma, mas quanto menor a margem de lucro mais
complicado fica a situação.
Além disso, quanto você tem custos fixos para bancar, cometer
esse erro se torna mais difícil ainda para sustentar as contas no fim do mês.
Erros
que os empreendedores colocar preço nos produtos
Os principais erros são:
1-Colocar
o preço observando a concorrência
Esse é um dos erros mais comuns que ocorrem quando o
preço do seu produto está errado. Desse modo, observar os preços dos seus
concorrentes não é uma atitude muito inteligente, já que um negócio não é
baseado somente em preços.
Além disso, é importante que sua marca tenha um
diferencial para não depender somente do preço das mercadorias para que o
cliente compre de você.
Também o seu concorrente pode não saber como precificar a
mercadoria dele corretamente, o que poderia te prejudicar ao seguir o preço que
ele colocou.
2-Não
considerar o valor agregado do produto
Não adianta colocar o valor de um produto melhor igual a
de um produto com menos qualidade só porque vocês conseguiu um preço melhor com fornecedor.
Por exemplo, se você vende semijoias e conseguiu o preço
de uma peça bijuteria igual ao preço de uma peça de banhada a ouro, não precisa
colocá-las no mesmo preço porque você comprou com mesmo preço.
Assim, se torna necessário você empreendedor observar o
seu produto e designar valor a ele. Deverá haver um parâmetro de comparação
entre os produtos.
3-Não
considerar os impostos
Muitas empresas começam empreendendo com MEI. Desse
jeito, os impostos para pagar enquanto empresa são mínimos, e à empresa crescer
é necessário migrar para a modalidade de Simples Nacional.
Assim, você empreendedor já deve considerar e embutir o
preço dos impostos já no momento em que você é MEI, pois ao fazer a migração
pode ser que complique ao ter que precificar tudo novamente.
6- Precificar
a sua mercadoria baseado em Markup
Markup é a estipulação de preço em relação ao preço que
você comprou do fornecedor, por exemplo, se você comprou por um valor X e
estipula que o preço do produto deveria ser 2X.
Assim, você deverá lavar em consideração quais são os
custos que você terá com despesas e preço de compra com forncedor.
Confira abaixo dicas para precificar o seu produto
corretamente.
Passos
para precificar o seu produto corretamente
O caminho que você terá que percorrer para colocar o preço
correto na sua mercadoria são:
1-Identificar
o preço de compra
Se você quer começar corretamente a revender ou
empreender com algo, após definir um nicho de mercado, o mais correto a
ser fazer é identificar com o seu fornecedor o preço de compra do seu produto.
Com esse valor de compra, você deverá anotá-lo em algum
lugar, pois você irá precisar do mesmo para fazer a precificação. Você
empreendedor (a) poderá sugerir um preço, mas deverá seguir o segundo passo.
2-Identifique
quais são as suas despesas fixas
Deverá projetar todas as despesas que terá de custo em
uma empresa, por exemplo, ferramenta de e-mail, custos com funcionários,
aluguel, dentre outras desse gênero que você paga todos os meses.
3-Identifique
os custos variáveis
Aqui você deverá saber quais são os custos variáveis que
terá com o seu negócio ao longo do mês, como por exemplo, se você vende nos Marketplaces,
deverá colocar as taxas dos mesmos. Também, custos relacionados a marketing, prejuízo,
imposto, dentre outros.
4-Verificar
o preço da concorrência
Como disse anteriormente, não podemos colocar o preço da
concorrência, pois ela pode precificar errado.
Entretanto, deve-se observar a demanda desse produto em
relação à concorrência. Deverá observar se eles estão priorizando o lucro ou se
estão priorizando o volume de mercadoria.
Aqui vale ter cautela, não se deve colocar o preço do
concorrente, deverá observar os seus gastos.
5-Reúna
a sua mercadoria em kits
Nesse modo, poderá se diferenciar da concorrência e tiver
uma margem de lucro com ticket maior.
Isso ocorre, pois você poderá oferecer uma solução única
para o seu consumidor final o que agregará mais valor no seu produto.
Considerações
Finais
Para precificar os produtos corretamente é necessário que
vocês sigam um conjunto de passos os quais irão auxiliar para que não
prejudique o faturamento da sua empresa.
Errar nesse passo pode prejudicar a sua empresa de longo em
médio prazo. Assim, poderá auxiliar a sua empresa a sair na frente dos concorrentes
que não precificam o valor da mercadoria corretamente.
Bom, esse foi o artigo de hoje. Espero que vocês tenham
gostado das dicas e aprendam a precificar o produto de vocês corretamente.
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Abraços e até o próximo artigo
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