Saiba como precificar a sua mercadoria e não prejudique o seu negócio

Não sabe precificar os seus produtos?Confira nesse artigo como fazer isso



Uma das maiores dificuldades do empreendedor é justamente precificar produto corretamente. Se houver erros nessa etapa, poderá prejudicar todo o faturamento de uma empresa no final do mês.

No artigo de hoje, irei explicar para vocês como poderão precificar a mercadoria corretamente e fazer com que isso não prejudique nas finanças da sua empresa.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura desse artigo. Confira!

Porque é tão importante precificar produto corretamente?

Como já citamos anteriormente, não fazer a precificação correta impacta diretamente no faturamento da sua empresa. Assim, poderá diminuir consideravelmente quando for realizar o seu fechamento de mês.

Não a calcular a sua porcentagem de lucro corretamente é um erro que aparentemente parece inofensivo, pois no papel pode ser visto que você está lucrando de qualquer forma, mas quanto menor a margem de lucro mais complicado fica a situação.

Além disso, quanto você tem custos fixos para bancar, cometer esse erro se torna mais difícil ainda para sustentar as contas no fim do mês.

Erros que os empreendedores colocar preço nos produtos

Os principais erros são:

1-Colocar o preço observando a concorrência

Esse é um dos erros mais comuns que ocorrem quando o preço do seu produto está errado. Desse modo, observar os preços dos seus concorrentes não é uma atitude muito inteligente, já que um negócio não é baseado somente em preços.

Além disso, é importante que sua marca tenha um diferencial para não depender somente do preço das mercadorias para que o cliente compre de você.

Também o seu concorrente pode não saber como precificar a mercadoria dele corretamente, o que poderia te prejudicar ao seguir o preço que ele colocou.

2-Não considerar o valor agregado do produto

Não adianta colocar o valor de um produto melhor igual a de um produto com menos qualidade só porque vocês  conseguiu um preço melhor com fornecedor.

Por exemplo, se você vende semijoias e conseguiu o preço de uma peça bijuteria igual ao preço de uma peça de banhada a ouro, não precisa colocá-las no mesmo preço porque você comprou com mesmo preço.

Assim, se torna necessário você empreendedor observar o seu produto e designar valor a ele. Deverá haver um parâmetro de comparação entre os produtos.

3-Não considerar os impostos

Muitas empresas começam empreendendo com MEI. Desse jeito, os impostos para pagar enquanto empresa são mínimos, e à empresa crescer é necessário migrar para a modalidade de Simples Nacional.

Assim, você empreendedor já deve considerar e embutir o preço dos impostos já no momento em que você é MEI, pois ao fazer a migração pode ser que complique ao ter que precificar tudo novamente.

6- Precificar a sua mercadoria baseado em Markup

Markup é a estipulação de preço em relação ao preço que você comprou do fornecedor, por exemplo, se você comprou por um valor X e estipula que o preço do produto deveria ser 2X.

Assim, você deverá lavar em consideração quais são os custos que você terá com despesas e preço de compra com forncedor.

Confira abaixo dicas para precificar o seu produto corretamente.

Passos para precificar o seu produto corretamente

O caminho que você terá que percorrer para colocar o preço correto na sua mercadoria são:

1-Identificar o preço de compra

Se você quer começar corretamente a revender ou empreender com algo, após definir um nicho de mercado, o mais correto a ser fazer é identificar com o seu fornecedor o preço de compra do seu produto.

Com esse valor de compra, você deverá anotá-lo em algum lugar, pois você irá precisar do mesmo para fazer a precificação. Você empreendedor (a) poderá sugerir um preço, mas deverá seguir o segundo passo.

2-Identifique quais são as suas despesas fixas

Deverá projetar todas as despesas que terá de custo em uma empresa, por exemplo, ferramenta de e-mail, custos com funcionários, aluguel, dentre outras desse gênero que você paga todos os meses.

3-Identifique os custos variáveis

Aqui você deverá saber quais são os custos variáveis que terá com o seu negócio ao longo do mês, como por exemplo, se você vende nos Marketplaces, deverá colocar as taxas dos mesmos. Também, custos relacionados a marketing, prejuízo, imposto, dentre outros.

4-Verificar o preço da concorrência

Como disse anteriormente, não podemos colocar o preço da concorrência, pois ela pode precificar errado.

Entretanto, deve-se observar a demanda desse produto em relação à concorrência. Deverá observar se eles estão priorizando o lucro ou se estão priorizando o volume de mercadoria.

Aqui vale ter cautela, não se deve colocar o preço do concorrente, deverá observar os seus gastos.

5-Reúna a sua mercadoria em kits

Nesse modo, poderá se diferenciar da concorrência e tiver uma margem de lucro com ticket maior.

Isso ocorre, pois você poderá oferecer uma solução única para o seu consumidor final o que agregará mais valor no seu produto.

Considerações Finais

Para precificar os produtos corretamente é necessário que vocês sigam um conjunto de passos os quais irão auxiliar para que não prejudique o faturamento da sua empresa.

Errar nesse passo pode prejudicar a sua empresa de longo em médio prazo. Assim, poderá auxiliar a sua empresa a sair na frente dos concorrentes que não precificam o valor da mercadoria corretamente.

Bom, esse foi o artigo de hoje. Espero que vocês tenham gostado das dicas e aprendam a precificar o produto de vocês corretamente.

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Abraços e até o próximo artigo

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